Faixa/Horta

notícias

segunda-feira, 3 de junho de 2013

SETOR DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PUBLICA

Sempre é bom publicar um trabalho excelente para todos que fazem a educação em Alagoas, e a imprensa da SEE, está de parabéns. Os frutos já estamos colhendo, apenas sabendo que o olhar de nossa autoridade o Sr. secretário Dr. Adriano Soares esta bem perto de nós. Daqui em diante mais escolas terão suas hortas. O meu sonho (Celia Aroucha) é contemplar no futuro bem perto, todas as escolas do CEPA com suas respectivas hortas. E podendo receber vários visitantes de todo o estado de Alagoas e quem sabe de todo o território brasileiro.

http://www.educacao.al.gov.br/comunicacao/sala-de-imprensa/noticias/2013-1/maio/alunos-da-alfabetizacao-visitam-horta-comunitaria-no-cepa

Alfabetização visitam horta comunitária no Cepa

29/05/2013 - 18h30m

Alunos da alfabetização visitam horta comunitária no Cepa

Visita foi monitorada por bióloga que coordena o 'Projeto Horta' da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte
Alunos da alfabetização visitam horta comunitária no Cepa
Alunos fizeram perguntas à professora
Texto: Ricardo Rodrigues
Fotos: José Demétrio


Uma turma de alunos da alfabetização da Escola Estadual Maria Rosália Ambrozzio visitou a horta comunitária mantidas pelos estudantes do Cepa, nos fundos do Núcleo de Expressões Artísticas (Nexa), que fica no complexo educacional, no bairro do Farol, em Maceió.
A visita foi monitorada pela professora Maria Célia Aroucha, que é bióloga, com mestrado em produção vegetal e professora do Centro de Ciência e Tecnologia da Educação. Segundo ela, no complexo educacional do Cepa, há outras duas hortas comunitárias: uma na Escola Laura Dantas e outra na Escola José Correia da Silva Titara.
As crianças ficaram maravilhadas com as verduras e hortaliças da horta do Nexa, plantadas dentro de botijões de água reciclado. Elas receberam informações sobre a importância dos vegetais para a saúde do ser humano e mataram a curiosidade fazendo perguntas a respeito das hortaliças.
Danilo Torres, 6 anos, quis saber se a horta tinha planta para chá. A professora mostrou o pé de hortelã e disse que suas folhas servem para produção de chá. Já Laila Sofia Santos, 5 anos, quis saber se o tomate é do mesmo do mercado. A professora explicou que é parecido, porque o da horta é orgânico, não leva defensivo agrícola.
Célia Aroucha destacou ainda a importância de uma alimentação saudável, sempre a base de frutas, legumes e verduras. A bióloga fez questão de mostrar que cada planta, além do nome comum, tem também o nome científico, escrito num pedaço de telha. Segundo ela, as hortas são mantidas com a ajuda dos alunos do Cepa.
Outras escolas vão receber hortas comunitária, na capital e no interior do Estado. “Há pedidos para implantação de hortas em várias escolas do Cepa, do Benedito Bentes e em cidades como Penedo e Joaquim Gomes”, concluiu Célia Aroucha, que coordena o 'Projeto Horta' da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário