Faixa/Horta

notícias

sexta-feira, 5 de julho de 2013

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DIVULGA PALESTRA SOBRE HORTA ESCOLAR

Palestra sobre hortas e interdisciplinaridade encerra VII Seminário de Ciências do Cecite

Apresentação acontecerá no próximo dia 12, às 9h, na sede do Centro de Ciências, localizado no Cepa
Palestra sobre hortas e interdisciplinaridade encerra VII Seminário de Ciências do Cecite
Projeto é desenvolvido em escolas da rede
Texto: Bárbara Pacheco
Fotos: José Demétrio

O VII Seminário de Ciências do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite) encerrará o primeiro ciclo de palestras no próximo dia 12, com a palestra da professora de Biologia e mestre em Produção Vegetal, Célia Aroucha, sobre “Horta e Interdisciplinaridade”. A apresentação acontecerá às 9h, na sede do Cecite, localizado no Cepa. As inscrições para participar do encontro seguem abertas até o próximo dia 11 no blog do evento, no endereço www.seminariociencias.blogspot.com.br.
Segundo Célia, que já desenvolve um trabalho de incentivo à produção de hortas nas escolas das redes estaduais, a ideia é motivar os professores de diferentes disciplinas a desenvolver aulas que incluam a plantação como prática por meio de uma ferramenta de aprendizagem de cunho ambiental.
“Biologia, Química, Ciências, Artes, Geografia e até Matemática podem ser trabalhadas com as hortas e acredito que a absorção do conhecimento por meio do contato com a natureza e da fuga da sala de aula em determinados momentos é mais eficiente.”
As escolas estaduais José Correia da Silva Titara, Laura Dantas, Escola de Artes do Cepa e José da Silveira Camerino aderiram ao projeto de horta na escola, acompanhado pela professora. A ação tem a parceria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Satuba, Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL).
Próximo ciclo – O segundo ciclo de seminários do Cecite acontecerá em agosto e já possui alguns temas definidos para as palestras. A primeira acontecerá no dia 6 de agosto,às 9h, com o tema “Como elaborar um artigo científico”, do professor Robson Moura. 
Outros assuntos como “A Química dos remédios” e “ descartes de resíduos de laboratório” também já foram confirmados e devem ter as datas divulgadas em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário