Faixa/Horta

notícias

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PUBLICAÇÃO DA ASCOM{Seduc}: ATIVIDADE DA HORTA (Alunos do Cepa recebem orientações sobre alimentação saudável)



09/10/2015 14h37 - Atualizado em 09/10/2015 17h11
HORTAS NAS ESCOLAS
Alunos do Cepa recebem orientações sobre alimentação saudável

Educação ambiental, preparação e manejo, além da reeducação alimentar, são temas abordados durante as atividades dos programas da Seduc



A programação incluiu orientações sobre o plantio e cultivo de hortaliças, degustação e distribuição de mudas de Hibiscus sabdariffa L., popularmente conhecida como Vinagreira. Os alunos também receberam folhas para pintura com imagens das ervas cultivadas no local
Texto: Manuella Nobre
Foto: Valdir Rocha
 

Os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Vitorino da Rocha, no Cepa, tiveram uma aula diferente nesta sexta-feira, dia 9. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e degustar hortaliças, recebendo orientações sobre a importância de uma alimentação saudável em atividade no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite).
importância de uma alimentação saudável em atividade no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite).
 
A programação incluiu orientações sobre o plantio e cultivo de hortaliças, degustação e distribuição de mudas de Hibiscus sabdariffa L., popularmente conhecida como Vinagreira. Os alunos também receberam folhas para pintura com imagens das ervas cultivadas no local.
 
De acordo com a professora responsável pelo grupo, Socorro Medeiros, a ação faz parte do projeto "Alimentação", que é trabalhado com os alunos desde o início deste semestre.
 
 
Já apresentamos vídeos, fizemos exposições e eles também trouxeram exemplos de alimentos não saudáveis. Programamos esta prática para hoje, porque muitos só focavam em frutas e verduras, então quisemos focar nas hortaliças”, explicou.
 
Os alunos aprovaram a iniciativa. “Vimos plantas, aprendemos sobre elas. Nunca tinha comido folhas. Adorei”, afirmou o estudante Luiz Felipe da Silva.
 

Nova Horta
 
Após este primeiro contato, os alunos serão parceiros do Projeto Hortas na Escola. Segundo a professora Célia Aroucha, coordenadora do projeto, na próxima sexta-feira (16), será promovido um seminário na unidade escolar para orientar sobre a implantação da horta.
 
O Projeto Hortas na Escola consiste em três etapas: educação ambiental, preparação e manejo, além da reeducação alimentar, através de oficinas, seminários e palestras, visitações no horta do Cecite e atividades com produtos da horta. Está disponível a todas as unidades escolares, sem custos.    
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário